Nossa Missão

Prover serviços de tecnologia da informação para que a Justiça Eleitoral do Paraná cumpra sua missão institucional de forma célere, segura e inovadora.

 

Nossa Visão

Ser reconhecida como parceira estratégica da Justiça Eleitoral do Paraná e um referencial em gestão e infraestrutura na busca da excelência na prestação de serviços  públicos, até 2020.

 

Vigência

O PETI tem vigência de 5 (cinco) anos, compreendidos entre o ano de 2016 até o ano de 2020, harmonizando-se com a vigência e período do Plano Estratégico Institucional do TRE/PR.

 

Valores

  • Comprometimento: atuação com dedicação, empenho e interesse;
  • Trabalho em equipe: capacidade de atuação conjunta e colaborativa;
  • Resiliência: capacidade de recuperação após adversidades;
  • Celeridade: rapidez no planejamento e na execução das atividades;
  • Efetividade: trabalhar por resultados de valor e permanência;
  • Proatividade: capacidade de se antecipar às situações;
  • Criatividade: capacidade de propor novas soluções;
  • Transparência: garantir acesso a informações, ações e decisões internas;
  • Ética: atuação sob os princípios da honestidade, lealdade e dignidade;
  • Respeito: reconhecimento e aceitação das diferenças entre as pessoas;
  • Responsabilidade ambiental: direcionamento das ações sempre voltado para a sustentabilidade ambiental.

 

Normatizações

Norma Ementa
Res. TRE 726/2016 Aprova o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação para o período 2016/2020.
Res. TRE 735/2016 Revoga a Resolução TRE/PR nº 726/2016 e institui o Novo Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação – PETI da Justiça Eleitoral do Paraná, para o período 2016-2020. (Plano)
IN-DG nº 01/2019 Institui o processo de Gestão do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) no âmbito do Justiça Eleitoral do Paraná.

 

Guia de Gestão do PETI

O Guia de elaboração, monitoramento e revisão do PETI está disponível em Organização / Processos

Revisões do Plano

Versão Data da Revisão Documento
1.1 Março/2016

Objetivos Estratégicos

Dimensão Resultados

Objetivo 1: Aperfeiçoar o alinhamento da estratégico de TI à estratégia institucional

O entendimento dos macrodesafios institucionais é essencial para a correta formulação de uma estratégia que apoie o Tribunal na conquista de sua visão.

 

Objetivo 2: Manter a conformidade de TI e dar suporte à conformidade da instituição com leis e regulamentos externos vigentes

Todos os projetos, processos de operação e uso de TI devem manter conformidade com as leis e regulamentos que instruem a administração pública e com as determinações e recomendações dos órgãos externos de controle. Através da conformidade de TI, é possível auxiliar a Justiça Eleitoral do Paraná na manutenção da conformidade institucional com os requisitos de funcionamento impostos pela sociedade.

 

Objetivo 3: Gerir os riscos organizacionais de TI

Identificar, analisar e propor ações preventivas e corretivas relacionadas aos riscos que podem ser encontrados na operação e nos projetos de TI, não limitados aos tecnológicos. O valor de um serviço é criado e mensurado pelo equilíbrio entre os riscos, o consumo de recursos e a entrega de benefícios. Portanto, sem a gestão de riscos não é possível estimar o valor da TI organizacional para a sociedade.

 

Objetivo 4: Assegurar a obtenção de benefícios através do investimento de TI e do portfólio de serviços

Todos os investimentos e serviços providos pela TI devem resultar em benefícios à instituição e, consequentemente, à sociedade.

 

Objetivo 5: Assegurar a transparência sobre custos, benefícios e riscos de TI

A sociedade, perante a Administração Pública, equivale ao seu conselho acionário. A garantia de acesso total e irrestrito aos custos, riscos e benefícios obtidos por meio de TI, possibilita a todo cidadão mensurar o valor e a efetividade dos serviços prestados.

 

Dimensão Clientes

 

Objetivo 6: Prestar serviços de TI em consonância com os requisitos da instituição

Todos os serviços de TI existentes ou a serem criados devem ser pautados em requisitos definidos pelos clientes da instituição. Entende-se como cliente: o Presidente, o Corregedor Regional Eleitoral, o CDTI (Comitê Gestor de TI), o titular da Diretoria-Geral, os titulares das Secretarias.

 

Dimensão Processos

 

Objetivo 7: Manter e aprimorar a segurança da informação, infraestrutura de processamento e aplicativos

A informação digital ou digitalizada deve ser protegida, assim como a infraestrutura de processamento e os aplicativos que a manipulam. Devem ser considerados atributos da informação:

  • Confidencialidade – acesso a informação tão somente às entidades legítimas;
  • Integridade – a informação manipulada mantém todas as características originais;
  • Disponibilidade – a informação está sempre disponível para o uso legítimo;
  • Autenticidade – a informação é proveniente da fonte anunciada;
  • Irretratabilidade – impossibilidade de negar a autoria em relação a uma transação anteriormente feita;
  • Conformidade – o sistema que manipula a informação deve seguir as leis e regulamentos associados a este tipo de processo.

 

Objetivo 8: Aperfeiçoar utilização de ativos, recursos e capacidade de TI

Ativos, recursos e capacidade de TI (processamento, armazenamento e humana) devem ser usados para obter maior desempenho com menor custo, preservando-se a qualidade.

 

Objetivo 9: Entregar sistemas que forneçam benefícios e atendam aos requisitos, prazo e orçamento acordados.

O valor de um sistema é obtido pela sua capacidade de fornecer benefícios aos processos por ele suportados, pela oportunidade da entrega e pelo custo para sua construção e manutenção. Os benefícios ao processo institucional devem ser identificados, elencados e bem compreendidos; o prazo de entrega e os custos devem ser bem definidos. Sem a correlação entre os benefícios, o prazo e o custo o valor de um sistema à instituição não pode ser avaliado.

 

Objetivo 10: Viabilizar e apoiar os processos institucionais através da integração de soluções tecnológicas.

Os sistemas, a infraestrutura tecnológica e paralela, as tecnologias de entrega de serviços devem ser integradas para que os processos institucionais possam acontecer de forma aperfeiçoada.

 

Dimensão Aprendizagem e Crescimento

 

Objetivo 11: Motivar e qualificar as equipes de TI e da instituição.

Pessoas qualificadas são mais eficientes na utilização ou entrega e serviços. Equipes motivadas trabalham com maior eficácia. Qualificação e motivação são habilitadores da efetividade institucional.

 

Acompanhamento do Plano
Atas de Reuniões
2019
2018
2017
2019

    Nenhuma ata encontrada.

2018

  1. Ata de Reunião do CGTI de 28/06/2018
     Pauta Processo de Gestão do PETI e do PDTI; Revisão do PETI atua; Novo Servidor de Arquivos.   Ações a serem tomadas O CGTI submeterá os macroprocessos de gestão do PETI e de gestão do PDTI ...
  2. Ata de Reunião do CGTI de 11/04/2018
     Pauta Definição dos valores dos critérios de priorização das demandas de TI.   Ações a serem tomadas O Presidente do CGTI encaminhará a ata para ciência e aprovação de seus membros; O Presidente do CGTI ...

2017

  1. Ata de Reunião do CGTI de 20/10/2017
     Pauta Indicadores de TI; Solicitações para manter de impressoras; Piloto de outsourcing de impressão (SECTI, SECGA, SECGS, SECCI); Acompanhamento das ações do CGTI;   Ações a serem tomadas O CGTI encaminhará o PAD 10966/2017 para a Direção ...
  2. Ata de Reunião do CGTI de 29/05/2017
     Pauta Critérios para priorização de demandas de desenvolvimento de sistemas; Apresentação da lista de demandas de desenvolvimento de sistemas.   Ações a serem tomadas O CGTI submeterá os critérios de priorização de demandas de desenvolvimento ...
  3. Ata de Reunião CGTI de 05/05/2017
     Pauta Apresentar e alinhar a estratégia de trabalho da TI; Aprovação de normatização;  Regulamentação das atividades de TI.   Ações a serem tomadas O CGTI encaminhará o projeto de Outsourcing de impressão para avaliação do Conselho ...

 

Indicadores
[PKI_ENTIC.11.04] Execução do Plano de Capacitação de TI
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: %
Responsável: SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - SECTI
Acompanhamento
Medições
Data Valor Situação
87,50 -
100,00 -
Escala
Nome Intervalo

[GOVTI-2.2] Satisfação da Alta Direção
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: %
Responsável: SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - SECTI
Acompanhamento
Medições
Data Valor Situação
80,49 -
94,13 -
87,04 -
86,30 -
85,97 -
88,95 -
86,74 -
Escala
Nome Intervalo

[IGOV-TI-2.1] Governança de TI do TCU
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: Índice
Responsável: SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - SECTI
Acompanhamento
Medições
Data Valor Situação
0,44 -
0,39 -
0,41 -
0,55 -
Escala
Nome Intervalo

[IGOV-TIC-JUD] Governança de TI do CNJ
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: Índice
Responsável: SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - SECTI
Acompanhamento
Medições
Data Valor Situação
0,38 Baixo
0,45 Satisfatório
0,57 Satisfatório
0,60 Satisfatório
0,76 Aprimorado
Escala
Nome Intervalo
Baixo 0,00 – 0,39
Satisfatório 0,40 – 0,69
Aprimorado 0,70 – 0,89
Excelência 0,90 – 1,00

[IGOVTICJUD_2021_2026] Índice de Governança de TI do CNJ (Ciclo 2021-2026)
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: índice
Responsável: NAGTI
Acompanhamento
Medições
Data Valor Situação
61,75 -
82,54 -
Escala
Nome Intervalo

[IGOVTI] Índice de Governança e Gestão de TI
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: %
Responsável: SECTI
Acompanhamento
Medições
Data Valor Situação
79,00 -
Escala
Nome Intervalo

[SERVICOSDIGITAIS] Índice de serviços digitais
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: %
Responsável: NAGTI
Acompanhamento
Medições
Data Valor Situação
95,00 -
95,00 -
95,00 -
95,00 -
95,00 -
95,00 -
95,00 -
Escala
Nome Intervalo