Nossa Missão
Prover serviços de tecnologia da informação para que a Justiça Eleitoral do Paraná cumpra sua missão institucional de forma célere, segura e inovadora.
Nossa Visão
Ser reconhecida como parceira estratégica da Justiça Eleitoral do Paraná e um referencial em gestão e infraestrutura na busca da excelência na prestação de serviços públicos, até 2020.
Vigência
O PETI tem vigência de 5 (cinco) anos, compreendidos entre o ano de 2016 até o ano de 2020, harmonizando-se com a vigência e período do Plano Estratégico Institucional do TRE/PR.
Valores
- Comprometimento: atuação com dedicação, empenho e interesse;
- Trabalho em equipe: capacidade de atuação conjunta e colaborativa;
- Resiliência: capacidade de recuperação após adversidades;
- Celeridade: rapidez no planejamento e na execução das atividades;
- Efetividade: trabalhar por resultados de valor e permanência;
- Proatividade: capacidade de se antecipar às situações;
- Criatividade: capacidade de propor novas soluções;
- Transparência: garantir acesso a informações, ações e decisões internas;
- Ética: atuação sob os princípios da honestidade, lealdade e dignidade;
- Respeito: reconhecimento e aceitação das diferenças entre as pessoas;
- Responsabilidade ambiental: direcionamento das ações sempre voltado para a sustentabilidade ambiental.
Normatizações
Norma | Ementa |
Res. TRE 726/2016 | Aprova o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação para o período 2016/2020. |
Res. TRE 735/2016 | Revoga a Resolução TRE/PR nº 726/2016 e institui o Novo Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação – PETI da Justiça Eleitoral do Paraná, para o período 2016-2020. (Plano) |
IN-DG nº 01/2019 | Institui o processo de Gestão do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) no âmbito do Justiça Eleitoral do Paraná. |
Guia de Gestão do PETI
O Guia de elaboração, monitoramento e revisão do PETI está disponível em Organização / Processos
Revisões do Plano
Versão | Data da Revisão | Documento |
1.1 | Março/2016 | Planejamento Estratégico de TI - 2016/2020 1 arquivo(s) 736.82 KB
|
Objetivos Estratégicos
Dimensão Resultados
Objetivo 1: Aperfeiçoar o alinhamento da estratégico de TI à estratégia institucional
O entendimento dos macrodesafios institucionais é essencial para a correta formulação de uma estratégia que apoie o Tribunal na conquista de sua visão.
Objetivo 2: Manter a conformidade de TI e dar suporte à conformidade da instituição com leis e regulamentos externos vigentes
Todos os projetos, processos de operação e uso de TI devem manter conformidade com as leis e regulamentos que instruem a administração pública e com as determinações e recomendações dos órgãos externos de controle. Através da conformidade de TI, é possível auxiliar a Justiça Eleitoral do Paraná na manutenção da conformidade institucional com os requisitos de funcionamento impostos pela sociedade.
Objetivo 3: Gerir os riscos organizacionais de TI
Identificar, analisar e propor ações preventivas e corretivas relacionadas aos riscos que podem ser encontrados na operação e nos projetos de TI, não limitados aos tecnológicos. O valor de um serviço é criado e mensurado pelo equilíbrio entre os riscos, o consumo de recursos e a entrega de benefícios. Portanto, sem a gestão de riscos não é possível estimar o valor da TI organizacional para a sociedade.
Objetivo 4: Assegurar a obtenção de benefícios através do investimento de TI e do portfólio de serviços
Todos os investimentos e serviços providos pela TI devem resultar em benefícios à instituição e, consequentemente, à sociedade.
Objetivo 5: Assegurar a transparência sobre custos, benefícios e riscos de TI
A sociedade, perante a Administração Pública, equivale ao seu conselho acionário. A garantia de acesso total e irrestrito aos custos, riscos e benefícios obtidos por meio de TI, possibilita a todo cidadão mensurar o valor e a efetividade dos serviços prestados.
Dimensão Clientes
Objetivo 6: Prestar serviços de TI em consonância com os requisitos da instituição
Todos os serviços de TI existentes ou a serem criados devem ser pautados em requisitos definidos pelos clientes da instituição. Entende-se como cliente: o Presidente, o Corregedor Regional Eleitoral, o CDTI (Comitê Gestor de TI), o titular da Diretoria-Geral, os titulares das Secretarias.
Dimensão Processos
Objetivo 7: Manter e aprimorar a segurança da informação, infraestrutura de processamento e aplicativos
A informação digital ou digitalizada deve ser protegida, assim como a infraestrutura de processamento e os aplicativos que a manipulam. Devem ser considerados atributos da informação:
- Confidencialidade – acesso a informação tão somente às entidades legítimas;
- Integridade – a informação manipulada mantém todas as características originais;
- Disponibilidade – a informação está sempre disponível para o uso legítimo;
- Autenticidade – a informação é proveniente da fonte anunciada;
- Irretratabilidade – impossibilidade de negar a autoria em relação a uma transação anteriormente feita;
- Conformidade – o sistema que manipula a informação deve seguir as leis e regulamentos associados a este tipo de processo.
Objetivo 8: Aperfeiçoar utilização de ativos, recursos e capacidade de TI
Ativos, recursos e capacidade de TI (processamento, armazenamento e humana) devem ser usados para obter maior desempenho com menor custo, preservando-se a qualidade.
Objetivo 9: Entregar sistemas que forneçam benefícios e atendam aos requisitos, prazo e orçamento acordados.
O valor de um sistema é obtido pela sua capacidade de fornecer benefícios aos processos por ele suportados, pela oportunidade da entrega e pelo custo para sua construção e manutenção. Os benefícios ao processo institucional devem ser identificados, elencados e bem compreendidos; o prazo de entrega e os custos devem ser bem definidos. Sem a correlação entre os benefícios, o prazo e o custo o valor de um sistema à instituição não pode ser avaliado.
Objetivo 10: Viabilizar e apoiar os processos institucionais através da integração de soluções tecnológicas.
Os sistemas, a infraestrutura tecnológica e paralela, as tecnologias de entrega de serviços devem ser integradas para que os processos institucionais possam acontecer de forma aperfeiçoada.
Dimensão Aprendizagem e Crescimento
Objetivo 11: Motivar e qualificar as equipes de TI e da instituição.
Pessoas qualificadas são mais eficientes na utilização ou entrega e serviços. Equipes motivadas trabalham com maior eficácia. Qualificação e motivação são habilitadores da efetividade institucional.
Acompanhamento do Plano
Atas de Reuniões
- Nenhuma ata encontrada.
- Ata de Reunião do CGTI de 28/06/2018Pauta Processo de Gestão do PETI e do PDTI; Revisão do PETI atua; Novo Servidor de Arquivos. Ações a serem tomadas O CGTI submeterá os macroprocessos de gestão do PETI e de gestão do PDTI ...
- Ata de Reunião do CGTI de 11/04/2018Pauta Definição dos valores dos critérios de priorização das demandas de TI. Ações a serem tomadas O Presidente do CGTI encaminhará a ata para ciência e aprovação de seus membros; O Presidente do CGTI ...
- Ata de Reunião do CGTI de 20/10/2017Pauta Indicadores de TI; Solicitações para manter de impressoras; Piloto de outsourcing de impressão (SECTI, SECGA, SECGS, SECCI); Acompanhamento das ações do CGTI; Ações a serem tomadas O CGTI encaminhará o PAD 10966/2017 para a Direção ...
- Ata de Reunião do CGTI de 29/05/2017Pauta Critérios para priorização de demandas de desenvolvimento de sistemas; Apresentação da lista de demandas de desenvolvimento de sistemas. Ações a serem tomadas O CGTI submeterá os critérios de priorização de demandas de desenvolvimento ...
- Ata de Reunião CGTI de 05/05/2017Pauta Apresentar e alinhar a estratégia de trabalho da TI; Aprovação de normatização; Regulamentação das atividades de TI. Ações a serem tomadas O CGTI encaminhará o projeto de Outsourcing de impressão para avaliação do Conselho ...
Indicadores
[PKI_ENTIC.11.04] Execução do Plano de Capacitação de TI
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: %
Responsável: SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - SECTI
Data | Valor | Situação |
---|---|---|
87,50 | - | |
100,00 | - |
Nome | Intervalo |
---|
[GOVTI-2.2] Satisfação da Alta Direção
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: %
Responsável: SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - SECTI
Data | Valor | Situação |
---|---|---|
80,49 | - | |
94,13 | - | |
87,04 | - | |
86,30 | - | |
85,97 | - | |
88,95 | - | |
86,74 | - |
Nome | Intervalo |
---|
[IGOV-TI-2.1] Governança de TI do TCU
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: Índice
Responsável: SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - SECTI
Data | Valor | Situação |
---|---|---|
0,44 | - | |
0,39 | - | |
0,41 | - | |
0,55 | - |
Nome | Intervalo |
---|
[IGOV-TIC-JUD] Governança de TI do CNJ
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: Índice
Responsável: SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - SECTI
Data | Valor | Situação |
---|---|---|
0,38 | Baixo | |
0,45 | Satisfatório | |
0,57 | Satisfatório | |
0,60 | Satisfatório | |
0,76 | Aprimorado |
Nome | Intervalo |
---|---|
Baixo | 0,00 – 0,39 |
Satisfatório | 0,40 – 0,69 |
Aprimorado | 0,70 – 0,89 |
Excelência | 0,90 – 1,00 |
[IGOVTICJUD_2021_2026] Índice de Governança de TI do CNJ (Ciclo 2021-2026)
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: índice
Responsável: NAGTI
Data | Valor | Situação |
---|---|---|
61,75 | - | |
82,54 | - |
Nome | Intervalo |
---|
[IGOVTI] Índice de Governança e Gestão de TI
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: %
Responsável: SECTI
Data | Valor | Situação |
---|---|---|
79,00 | - |
Nome | Intervalo |
---|
[SERVICOSDIGITAIS] Índice de serviços digitais
Categoria: Estratégicos - PETI
Unidade de Medida: %
Responsável: NAGTI
Data | Valor | Situação |
---|---|---|
95,00 | - | |
95,00 | - | |
95,00 | - | |
95,00 | - | |
95,00 | - | |
95,00 | - | |
95,00 | - |
Nome | Intervalo |
---|